sexta-feira, 16 de outubro de 2009

GEOGRÁFIA DA ÁFRICA


A África é o segundo continente do mundo pela dimensão (22 % da superfície terrestre). Estende-se por8 050 kmpelo norte ao Sul, da sua ponta setentrional, o cabo Branco (em Tunísia), à sua extremidade austral, o cabo das Agulhas (em África do Sul); a sua amplitude máxima é cerca de7 560 kmde oeste é, da sua ponta ocidental, o Cabo Verde (ao Senegal), à sua extremidade oriental, Ras Hafoun (em Somália). O continente africano culmina ao monte Kilimandjaro (5 895 mde altitude ao monte Kibo), na Tanzânia; região mais baixa é a depressão salgada do lago Assal (153 mdebaixo do nível do mar), sobre o território do Jibuti.
O comprimento total das costas da áfrica (30 490 km) é inferior, comparado à superfície, à dos outros continentes. A costa africana é inospitaleira sobre a vertente Atlântica devido à uma forte barra e a escassez das incisuras, excepto à embocadura dos rios e no golfo da Guiné, onde uma corda litoral isola frequentemente calmas lagoas ao bordo das quais vive uma população numerosa. A costa oriental, mais acolhedora, é varrida pelos ventos de monção que favorecem a navegação no Oceano Índico.




POSTADO POR: Matheus, Victória e Jeremias.





RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS


Boa tarde! Hoje vamos falar sobre as principais religiões afro-brasileiras.



As Principais religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda tem forte penetração no país, especialmente em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e na Bahia.
Candomblé - Religião afro-brasileira que cultua os orixás, deuses das nações africanas de língua ioruba dotados de sentimentos humanos como ciúme e vaidade. O candomblé chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XIX com o tráfico de escravos negros da África Ocidental. Sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que o consideravam feitiçaria. Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos, no sincretismo religioso. Por exemplo, Iemanjá é associada a Nossa Senhora da Conceição; Iansã, a Santa Bárbara, etc.
Umbanda - Religião brasileira nascida no Rio de Janeiro, nos anos 20, da mistura de crenças e rituais africanos e europeus. As raízes umbandistas encontram-se em duas religiões trazidas da África pelos escravos: a cabula, dos bantos, e o candomblé, na nação nagô. A umbanda considera o universo povoado de entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermédio de um iniciado (o médium), que os incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira. Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificação de orixás com santos.



Postado por: Danilo, Samira, Izabela e Lilian

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Máscaras Africanas



Olá, hoje vamos falar um pouquinho sobre as máscaras africanas.
As máscaras africanas não têm nada a ver com o Carnaval ou com o divertimento. São feitas para circunstâncias muito especiais: danças da fecundidade, ritos de iniciação, funerais, etc. Fora destas ocasiões, as máscaras perdem todo o seu significado e valor. As máscaras são cuidadosamente guardadas até nova ocasião para serem usadas.
Na República Democrática do Congo, uma máscara que representa o rosto de um homem com a barba comprida, foi esculpida para os funerais de um velho. De fato, a barba comprida é símbolo de sabedoria. O homem que a usa durante a execução da dança fúnebre exterioriza a presença do defunto, o que faz com que os seus familiares fiquem confortados.
Outra máscara, menor, com uma decoração simples, é uma máscara sagrada; materializa as forças existentes na natureza e permite ao homem dominá-las. É usada nos ritos de propiciação, de modo que, dominando as forças adversas, o homem tenha a certeza de êxito naquilo que está para fazer.
Outro exemplo podemos colhê-lo entre os Xenufo, um povo que habita nas planícies da Costa do Marfim. O bailarino cobre a cabeça com uma máscara grande com feições de animal durante as cerimônias que precedem os ritos de iniciação. Os enfeites simbolizam diversos animais (hiena, babuíno, pássaros sagrados, calaus), e representam o caos inicial do universo. O homem que usa esta máscara aterroriza com as suas danças a gente da aldeia e afasta os espíritos maléficos, purificando o terreno antes de a cerimônia se iniciar.
Até a próxima semana!
Postado por: Gabriel, Gabriela, Thayná e Matheus Sanches