sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Máscaras Africanas



Olá, hoje vamos falar um pouquinho sobre as máscaras africanas.
As máscaras africanas não têm nada a ver com o Carnaval ou com o divertimento. São feitas para circunstâncias muito especiais: danças da fecundidade, ritos de iniciação, funerais, etc. Fora destas ocasiões, as máscaras perdem todo o seu significado e valor. As máscaras são cuidadosamente guardadas até nova ocasião para serem usadas.
Na República Democrática do Congo, uma máscara que representa o rosto de um homem com a barba comprida, foi esculpida para os funerais de um velho. De fato, a barba comprida é símbolo de sabedoria. O homem que a usa durante a execução da dança fúnebre exterioriza a presença do defunto, o que faz com que os seus familiares fiquem confortados.
Outra máscara, menor, com uma decoração simples, é uma máscara sagrada; materializa as forças existentes na natureza e permite ao homem dominá-las. É usada nos ritos de propiciação, de modo que, dominando as forças adversas, o homem tenha a certeza de êxito naquilo que está para fazer.
Outro exemplo podemos colhê-lo entre os Xenufo, um povo que habita nas planícies da Costa do Marfim. O bailarino cobre a cabeça com uma máscara grande com feições de animal durante as cerimônias que precedem os ritos de iniciação. Os enfeites simbolizam diversos animais (hiena, babuíno, pássaros sagrados, calaus), e representam o caos inicial do universo. O homem que usa esta máscara aterroriza com as suas danças a gente da aldeia e afasta os espíritos maléficos, purificando o terreno antes de a cerimônia se iniciar.
Até a próxima semana!
Postado por: Gabriel, Gabriela, Thayná e Matheus Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário